Reunião: Asessoria de imprensa

Aqui está a minuta da nossa última reunião, que teve lugar no Teatro Nacional de São Carlos no dia 9 de Novembro.

Tema Assessoria de Imprensa

Convidada Maria João Costa, jornalista da Rádio Renascença 

Pontos da abordagem da Maria João Costa
Os assessores de imprensa são a ponte de contacto dos jornalistas com as instituições / artistas

O que conta, na prática, são as caras: a importância do contacto pessoal e o conhecimento do trabalho de cada um (jornalista e assessor)

Os assessores são as fontes: muito importantes para conversas em off, para fornecer dados e informações extra. A cumplicidade é crucial.

Um assessor de imprensa torna o contacto com a instituição mais rápido, mais fácil e mais eficaz. Fornece materiais indispensáveis: imagens, fotografias, música, som, comunicados, etc. Pode sugerir ideias para trabalhos e diferentes pontos de vista / abordagens assim como pode também alertar o jornalista para algo que pode ter escapado.

 Limitações: as questões mais sensíveis acontecem sobretudo ao nível das políticas culturais (questões institucionais). Algumas limitações são, por exemplo, não enviar a tempo as informações ou, pior, não dar qualquer resposta a um pedido…

 Segundo a João Costa, uma boa assessoria de imprensa envia informação para o alvo certo – questão da importância do target. É necessário que os e-mails enviados sejam sucintos, essenciais, numa linguagem muito próxima à jornalística. A imagem deve ser sempre coerente e “sexy”, apelativa. Em anexo dever-se-á disponibilizar informação complementar (imagens, sons, etc.). Importante é também deixar sempre os contactos directos.

 Pontos abordados por todos
É necessário termos em linha de conta as especificidades dos meios de comunicação social: de cada um deles, se possível. O preferível seria até os ensaios de imprensa serem separados por género: tvs, fotógrafos, rádios e imprensa.

Por vezes acontece que os diferentes espectáculos de uma instituição concorrem entre si. Há uma ameaça de canibalismo que deve tentar ser evitada mas quando não o é deverá ser ultrapassada com o máximo de sensibilidade possível.

Há cada vez mais a necessidade de as próprias instituições terem os seus próprios canais de informação devido ao desinvestimento geral na cultura por parte dos media. Newsletters, E-letters, podcasts, vídeos online (canais youtube), facebook e twitter, entre outros. No entanto, é evidente que a importância dos opinion leaders – entre os quais os jornalistas de áreas específicas – é fundamental porque fornece credibilidade.

É cada vez mais necessário criar novas formas de captar a atenção dos jornalistas visto que estes são cada vez menos e a oferta cultural é imensa.

MEDIA PARTNERS / PARCEIROS MEDIA – pode ser uma boa hipótese de divulgação de espectáculos quando as contrapartidas são bem definidas. É necessário entrar nos conteúdos dos programas televisivos / radiofónicos e não nos sujeitarmos à divulgação de um mero spot. Neste caso é totalmente diferente o contacto com o lado da programação de um canal e o lado da informação do mesmo. São áreas distintas e que não se tocam. Deveremos ser nós a estabelecer esta ponte.

Uma das ideias levantadas seria a divulgação entre as instituições dos dias dos ensaios de imprensa e de conferências de imprensa de lançamento de temporadas, para que não haja canibalismo entre as mesmas. Com organização e planeamento pode-se conseguir mais divulgação e mais espaço para a cultura.

Infelizmente é bastante comum alguns artistas recusarem-se a dar entrevistas para divulgação de espectáculos. Neste caso dever-se-á responsabilizar o artista – possivelmente através da administração, direcção –  pelas consequências directas do seu comportamento, ou seja, a falta de divulgação dos espectáculos e provavelmente a sala não tão cheia como seria desejável.

Links úteis

Royal Opera House, press and media
The Metropolitan Museum of Art, press room
The Metropolitan Opera, News
Shakespear´s Globe, Press
Deloitte, Press room
Sydney Opera Housa, Media Releases

How to write a press release
How to write a press release for free neaspaper exposure

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